Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados em anais de eventos em 2016 do LaboMídia.

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A PUBLICIDADE E OS JOGOS OLÍMPICOS RIO/2016 A PUBLICIDADE E OS JOGOS OLÍMPICOS RIO/2016

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MEZZAROBA, Cristiano; BELLINASO, Bruna Bellinaso; CARDOSO, Carlos L.; FERRARI, Rodrigo Duarte; LISBÔA, Mariana Mendonça. A publicidade e os Jogos Olímpicos Rio/2016: primeiras incursões em torno de uma cultura de convergência transmidiática. In: VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2016, Criciúma/SC. Anais... Criciúma/SC: CBCE, 2016, p. 1-16. Disponível em:<http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/paper/view/8211>. Acesso: 8 fevereiro 2017.

O objetivoda pesquisaé identificare analisaras narrativastransmidiáticas da publicidadenos Jogos Olímpicos do Rio/2016, e as representações da culturaesportivapresentesnos anúncios veiculadosno contextode umaculturada convergência. Pautado em umametodologiadescritiva, de cunhoexploratório, o levantamentodo corpus de análise foifeitoatravés do mapeamentodos patrocinadoresoficiaisdo eventoe do Comitê Olímpico Internacional (COI), para quefosse possível selecionaralgunscasossignificativos, interpretadosà luz do método compreensivode Ferrés. Achados iniciaisconfirmama hipótese de que umagamade estratégias e produções publicitárias é organizadaporcontado eventoesportivo, queé exploradoem suapotência mercadológica. As publicidadesencontradasextrapolamo meiotelevisoapontandotendência para suainserção no meiodigital (internet), e associamrepresentações do esportecom produtose serviços diversos. O aprofundamentodas questões podeconduzira reflexões pedagógicas e subversivasdo usopublicitário das narrativastransmidiáticas no cenário de construção de umaEducação Física escolar orientadapela reflexão crítica. 

JOGOS PARAPAN-AMERICANOS DE TORONTO 2015 JOGOS PARAPAN-AMERICANOS DE TORONTO 2015

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FERMINO, Antonio Luis; SANTOS, Silvan Menezes dos. JOGOS PARAPAN - AMERICANOS DE TORONTO 2015: UM ESTUDO DA COBERTURA FOTOGRÁFICA NO INSTAGRAM DO COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. 2016. VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/paper/viewFile/8184/4391>. Acesso em: 08 fev. 2017.

 

 

Neste estudo buscamos compreender de que maneira os enquadramentos fotográficos das postagens do CPB no instagram, que retrataram os atletas com deficiência durante os Jogos Parapan-americanos de 2015, contribuíram para uma representação esportivizada dos mesmos? Para a realização desta pesquisa, coletamos as postagens feitas no instagram do CPB do dia 31 de julho ao dia 15 de agosto de 2015, período de realização dos Jogos Parapan-americanos de Toronto 2015. Para o corpus de análise selecionamos 93 imagens que retratavam os atletas com deficiência. As imagens foram organizadas e analisadas a partir de quatro categorias pré-definidas: 1) a visibilidade da deficiência; 2) o espaço ocupado pelos atletas; 3) a postura dos atletas; e 4) a indumentária dos atletas. Constatamos, ao final deste estudo, que a cobertura fotográfica do CPB em seu perfil do instagram contribuiu parcialmente para uma visão esportivizada dos atletas com deficiência, evidenciando uma tendência em enfatizá-los ocultando as suas deficiências, mostrando-os em posições passivas e sem os seus uniformes de competição. Indicamos, portanto, que as instituições esportivas e midiáticas mostrem os atletas com deficiência sem ocultar ou mitificar suas identidades corporais, sem criar uma identidade virtual ou uma segunda realidade sobre os mesmos. 

O esporte paralímpico na ou da mídia? Uma revisão de literatura O esporte paralímpico na ou da mídia? Uma revisão de literatura

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DOS SANTOS, Silvan Menezes; SOUZA, Doralice Lange de. O esporte paralímpico na ou da mídia? Uma revisão de literatura. In: VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2016, Criciúma/SC. Anais... Criciúma/SC: CBCE, 2016, p. 1-22. Disponível em:<http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/paper/view/8243>. Acesso: 9 fevereiro 2017.

O objetivo deste trabalho é o de apresentar resultados de uma revisão de literatura não sistemática em que levantamos as formas com que o jornalismo esportivo têm retratado o esporte e os atletas paralímpicos e o modo como tem se estabelecido a relação entre mídia e esporte paralímpico. As pesquisas sobre o assunto têm buscado sistemas de categorização que ajudam a revelar o que se valoriza e o que é desvalorizado no contexto do esporte para pessoas com deficiência. Ou seja, objetivam revelar a abordagem que a narrativa jornalística tem feito dessa manifestação esportiva e de seus atletas. O que tem se revelado até então sobre a relação mídia e esporte paralímpico é que este tem sido enquadrado em coberturas jornalísticas por diferentes perspectivas, mas que de forma geral as mesmas o retratam em uma abordagem sensacionalista do esporte e dos atletas. O que este estudo nos revela, sobretudo, é que, diante da diversidade de perspectivas e abordagens que vêm sendo dadas ao esporte paralímpico na cobertura jornalística, há uma negociação aparentemente pacífica entre as instituições esportivas e midiáticas para encontrar e definir o modelo ideal de como cobrir o esporte e os atletas paralímpicos.

TOUR DA TOCHA RIO2016 : UM ESTUDO POR MEIO DAS CHARGES DE MEMES TOUR DA TOCHA RIO2016 : UM ESTUDO POR MEIO DAS CHARGES DE MEMES

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LOPES, André Gomides; PAvvinati, Paola P;BRÜGGEMANN, Ângelo Luiz; PEREIRA, Rogério Santos. TOUR DA TOCHA RIO2016: UM ESTUDO POR MEIO DAS CHARGES DE MEMES. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIêNCIA DO ESPORTE, 8., 2016, Criciúma. Anais... . Criciúma: Cbce, 2016. p. 1 - 18. Disponível em: <http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/paper/viewFile/8317/4390>. Acesso em: 09 fev. 2017.

Este trabalho busca analisar, no contexto da cultura de convergência, a cobertura midiática do período de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio/2016. Como recorte do estudo, selecionamos as narrativas que tematizaram o Revezamento da Tocha Olímpica. Os resultados mostraram que o cotidiano do revezamento do símbolo olímpico é noticiado não apenas pelos meios de comunicação oficiais, mas também se faz presente em campanhas publicitárias online, redes sociais, charges e memes.