Resumos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos resumos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2014.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

Cinema e História: Uma cena para ficar na memória Cinema e História: Uma cena para ficar na memória

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 888.56 kB
Downloads: 315

GARCIA, Luciana Carolinne Pina; TERRA NOVA, Jessica Vitorino da Silva; DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Cinema e História: Uma cena para ficar na memória. In: VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014, Matinhos. Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2014.

Resumo

Transformar o esporte em objeto de estudo historiográfico foi algo que despertou interesse nos idealizadores do projeto ‘memória do esporte olímpico brasileiro’. o documentário ‘a luta continua: um documentário em 12 rounds’ que narra a história do boxeador servilio de oliveira, apresenta-se como fonte histórica de construção da memória coletiva. o documentário alimenta a memória com elementos que passam a ser de propriedade de todos que tem contato com a história, a reconstrução dos fatos por meio do testemunho e de imagens que marca a rememoração dos fatos.

PALAVRAS-CHAVE: Memória, Cinema, história.

Lazer sobre rodas no cartão postal Lazer sobre rodas no cartão postal

hot!
Adicionado em: 10/12/2014
Date modified: 10/12/2014
Tamanho: 213.02 kB
Downloads: 308

ARAGÃO, Paula. Lazer sobre rodas no cartão postal: identidades e socialização no Skatepark em Aracaju/SE. In: I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer / XV Seminário “O Lazer em Debate”. Belo Horizonte, ABEL,| 2014, p. 139-143.

Resumo

Apresentamos neste texto o resultado da pesquisa de dissertação Lazer Sobre Rodas no Cartão Postal: identidades e socialização no Skatepark em Aracaju-SE. Os skatistas se tornaram sujeitos e o espaço de lazer denominado Cara de Sapo Skatepark, o campo de pesquisa, situado na Orla de Atalaia, na capital sergipana. A Orla constitui o elenco de pontos turísticos mais visitados em Sergipe, um Cartão Postal. Contudo, a escassez de pesquisas no tocante àquilo que a elege como ponto turístico mais importante da capital, também estimula o desenvolvimento desta pesquisa: o lazer.