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'Os herdeiros': questões sobre o campo esportivo 'Os herdeiros': questões sobre o campo esportivo

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MEZZAROBA, Cristiano; CONCEIÇÃO Daniel Machado. 'Os herdeiros': questões sobre o campo esportivo. Linhas (Florianópolis. Online), v. 15, p. 241-264, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014317

Resumo

Neste ensaio, refletimos sobre o campo esportivo e analisamos possibilidades reflexivas em torno desta temática em relação à obra “Os herdeiros” de Bourdieu e Passeron (2014). Questionamos se no esporte podemos considerar a existência de “herdeiros”, conforme a mesma lógica da “herança invisível” entre os “herdeiros da cultura”. Pela via da frequentação e da cultura valor, visualizamos no esporte uma perspectiva de elemento de capital cultural, em que, no campo esportivo, os “herdeiros” são formados, via reprodução social, sob a lógica da distinção social por meio da corporalidade. Se aos “herdeiros da cultura” há a troca quase que por osmose de capital cultural, aos “herdeiros do esporte”, aqueles que pelo seu capital físico-corporal projetam sua possibilidade de ascensão social pela profissionalização esportiva, há uma forma restrita (e perversa) para alcançar tais postos de trabalho.

Palavras-chave: Campo esportivo; Educação Física; Herdeiros; Pierre Bourdieu.   

A influência da mídia na construção de ídolos A influência da mídia na construção de ídolos

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AZEVEDO, Victor Valdez Dantas; MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fábio. A influência da mídia na construção de ídolos esportivos para os jovens. Kinesis, v. 32, n. 1 p. 75-94, 2014. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/15603

Resumo

A mídia enquanto agente político tem a capacidade de gestar comportamentos, pensando assim partimos da necessidade de observar o quão influenciáveis são os jovens quando pensamos em relação à idolatria esportiva. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a possível influência midiática na construção de ídolos esportivos e como são percebidos no universo dos jovens. Para tal foram selecionados para a pesquisa alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal de Sergipe. A partir dos resultados obtidos, percebemos que, mesmo se tratando de um colégio onde a mediação pedagógica é muito importante para entender e discutir as questões que envolvem a mídia, verificamos um forte poder simbólico midiático, incorporando significados mercadológicos na relação clube-ídolo-torcedor que impactam também na questão corporal.

Palavras-Chave: mídia; ídolos esportivos; espetacularização esportiva; jovens.

A influência da Revista Capricho A influência da Revista Capricho

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SILVA, Brianna Costa Macedo; MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fábio. A influência da Revista Capricho na construção de um senso estético entre as jovens. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 12, p. 23-36, 2014. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/9807/7593

 Resumo

Este artigo objetivou compreender como a Revista Capricho (RC) sugere às jovens tendências e estereótipos de padrões corporais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-exploratório do tipo documental, caracterizada como uma análise de produtos midiáticos, utilizando-se hermenêutica de profundidade, com uma amostra composta por 25 edições publicadas em 2011. Os dados mostram que a RC tem uma preocupação e foco exacerbado na busca de se ensinar comportamentos de moda e beleza, hábitos de cuidados para com o corpo – apresentado sempre de forma fragmentada: cabelo, glúteos, pernas, seios, quadris etc. Esta ênfase ligada ao âmbito corporal que a revista veicula está em consonância com a promoção de uma cultura de corpo fortemente ligada ao mercado e consumo dos produtos corporais.

Palavras-chave: Meios de comunicação; Indústria da beleza; Cultura.

 

A produção científica brasileira sobre megaeventos esportivos na área das ciências do esporte A produção científica brasileira sobre megaeventos esportivos na área das ciências do esporte

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SOUZA, Ana Paula Prestes; SOUZA, Doralice Lange de; SANTOS, Silvan Menezes dos; CASTRO, Suélen Barboza Eiras de. A produção científica brasileira sobre megaeventos esportivos na área das ciências do esporte: um levantamento a partir do CONBRACE 2013. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 212-228, dezembro/2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p212 .

Resumo

O trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento e breve descrição da produção sobre a temática “megaeventos esportivos” no XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. A pesquisa foi qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, e teve como fontes os anais e as transcrições das palestras proferidas no Congresso. Nos trabalhos publicados nos anais, identificamos os objetivos, instituições e regiões de concentração da produção. Nas palestras, identificamos a formação, local e área de atuação dos palestrantes, bem como o tema central e principais ideias apresentadas. No caso das comunicações orais e pôsteres, a produção relativa à temática foi ínfima, considerando o número de trabalhos apresentados. Já as palestras enfatizaram questões relacionadas com os aspectos sociais, econômicos e culturais dos megaeventos. Necessitamos de mais investimentos, por parte de pesquisadores do CBCE, no sentido de subsidiar a construção de legados esportivos positivos para o país face à realização de megaeventos no Brasil.

Palavras-chave: Megaeventos esportivos; Produção científica; Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte

As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis contribuições As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis contribuições

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1.  SANTOS, Leonardo; MEZZAROBA, Cristiano. As teorias progressistas da Educação Física brasileira e suas possíveis contribuições e efetivações nas práticas pedagógicas: investigando os professores do Colégio Estadual Murillo Braga. Lecturas - Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 18, p. 1-1, 2014. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd189/as-teorias-progressistas-da-educacao-fisica.htm

Resumo          

Essa pesquisa teve como principal questão: como se realiza a prática dos professores de Educação Física do Colégio Estadual Murilo Braga, da rede pública de Itabaiana-SE? A partir desse questionamento problematizamos as possíveis efetivações e contribuições das teorias pedagógicas progressistas da Educação Física no âmbito escolar, e aqui são compreendidas a crítico-superadora, crítico-emancipatória e a concepção de aulas abertas às experiências dos alunos. Desse modo, observando e descrevendo a realidade investigada, refletimos sobre os dados de maneira que se evidenciassem e esclarecessem se nas ações docentes existe ou não efetivação de alguma das abordagens. A partir dos dados observados compreendemos que os sujeitos de nossa pesquisa – os professores de Educação Física – convergem o entendimento de diversas abordagens, assim apresentando características que desviam de um padrão tradicional e possibilita certa problematização das concepções progressistas.        

Unitermos: Educação Física. Escola. Concepções progressistas.