Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos Textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Descendente ]

 ESCOLA, TECNOLOGIA E SOCIABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESCOLA, TECNOLOGIA E SOCIABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA.

hot!
Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Tamanho: 192.68 kB
Downloads: 1022

PIOVANI, Verônica Gabriela Silva; PIRES, Giovani De Lorenzi. ESCOLA, TECNOLOGIA E SOCIABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: INTERCÂMBIOS PEDAGÓGICO-CULTURAIS NO ÂMBITO DO PLANO CEIBAL E DO PROUCA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2., 2012, Florianópolis.Anais... Florianópolis: UDESC, 2012. v. 1, p. 141 - 142. CD-ROM.

RESUMO

O objetivo da investigação foi de analisar as possibilidades pedagógicas da Educação Física (EF) escolar dentro dos Programas um Computador por Aluno. Para isto, se realizou uma intervenção pedagógica, de acordo com alguns dos princípios metodológicos da pesquisa-ação. Foram desenvolvidas três experiências de uso do computador por aluno, na disciplina de EF, as quais foram realizadas com turmas do 5º e 6º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Brusque - Santa Catarina, Brasil e de duas escolas de Ensino Primário da cidade de Montevidéu, Uruguai.

 LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR LIVRO DIDÁTICO, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E EDU. FÍSICA ESCOLAR

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 09/05/2012
Tamanho: 463.74 kB
Downloads: 5583

OLIVEIRA, Russel Petresson B.; SILVA, Brianna Costa Macedo; SANTOS, Leonardo dos. Livro didático, organização curricular e Educação Física escolar: notas preliminares. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE.Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

Neste artigo buscamos refletir sobre algumas temáticas acerca do Livro Didático e a Educação Física escolar. Inicialmente foi feita uma abordagem geral sobre materiais e livro didático, definindo-os e exemplificando cada um deles, assim como as tensões que envolvem o livro didático. Posteriormente discutiu-se acerca da não organização dos conteúdos da disciplina e as dificuldades que existem para criação de um Livro Didático para a Educação Física. Por fim trazemos alguns apontamentos, baseado nos autores, sobre o nosso olhar em relação ao Livro Didático e a Educação Física. Palavras-chave: Livro Didático; Conteúdo, Educação Física;

 O CORPO FEMININO E O ENVENENAMENTO CULTURAL O CORPO FEMININO E O ENVENENAMENTO CULTURAL

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 434.63 kB
Downloads: 1884

SANTOS, Tiago de Brito Ferreira; ZOBOLI, Fábio. O corpo feminino e o envenenamento cultural: as obsessões na busca do padrão de beleza feminino como foco de análise. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

 RESUMO

O corpo analisado sob o viés do masculino e do feminino transcende a sua dimensão biológica. A simples observação dos órgãos externos no ultrassom de uma gestante já vai apontar a identidade sexual – enquanto corpo biológico – da criança analisada. No entanto, sabe-se que para se tornar homem ou mulher não basta possuir as genitálias de um ou de outro e as demais característica biológicas desse corpo físico, para se tornar homem ou mulher faz-se necessário também se apropriar de padrões/significados/comportamentos considerados adequados ao masculino e ao feminino.

 O CORPO OBESO: UM CORPO DEFICIENTE? O CORPO OBESO: UM CORPO DEFICIENTE?

hot!
Adicionado em: 09/05/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 473.66 kB
Downloads: 2083

MATOS, Keyte dos Santos; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. O corpo obeso: um corpo deficiente? Considerações a partir da mídia. In: IX SEMANA DA EDUCAÇÃO FISICA DA UFS, 2012, São Cristóvão/SE. Anais..., 9, Universidade Federal de Sergipe/UFS, 10 a 13 abril 2012, (cd-rom).

RESUMO

Este texto não tem a pretensão de classificar ou enquadrar a obesidade nos mesmos moldes da deficiência, porém, a partir do corpo obeso queremos estabelecer um diálogo tensivo com a construção social da diferença e dos estigmas mediados a partir dela. Com o foco no estigma gerado a partir do corpo obeso4 traremos ao palco algumas reflexões que se fundam sob o mesmo imaginário cultural que sustentam as tramas da (in)exclusão. Nesse contexto, discutiremos o estigma sofrido pelo obeso dentro de uma cultura que cada vez mais valoriza os “sarados e malhados”, na qual, a gordura virou vilã e o obeso a vítima de discriminação por não se enquadrar dentro dos padrões de beleza fabricados pelo contexto cultural. O corpo obeso é entendido como algo doente, impossibilitado, limitado e indesejado, ou seja, ele é percebido como deficiente no sentido de não ser eficiente o suficiente para ser enquadrado nos padrões de normalidade, bem como no que se referem à esfera do mundo produtivo. É a partir deste momento que podemos compreender a inserção do obeso no processo de (in)exclusão, tendo em vista uma sociedade que promove os ditos belos e esbeltos e rebaixa os feios e gordos.

1, 2, 3... TESTANDO! UMA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO 1, 2, 3... TESTANDO! UMA EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO

hot!
Adicionado em: 27/11/2012
Date modified: 27/11/2012
Tamanho: 1.62 MB
Downloads: 680

ZIEGLER, Aline et al. 1, 2, 3... Testando! Uma experiência de análise de enquadramento com telejornalismo esportivo. Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 6, Anais... Rio Grande/RG, 13 a 15 de setembro de 2012.

RESUMO

 

O esporte vem ganhando espaço no jornalismo brasileiro, em virtude da realização de megaeventos no país. Nesse sentido, é relevante observar como os diversos meios definem, conforme seus projetos editoriais, os enfoques dados às informações que veiculam. O presente trabalho se apresenta como um exercício preliminar de aplicação metodológica, a partir do conceito de enquadramento, a um pequeno fato veiculado na mídia, relacionado com a Copa do Mundo FIFA 2014, escolhido pela coincidência da sua divulgação em três emissoras de televisão de sinal aberto: Record News, Globo e Bandeirantes. O fato em destaque foi o andamento das obras do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, acompanhado entre os dias 14 e 21 de abril/2012. As matérias foram recolhidas, transcritas e analisadas conforme as categorias de seleção, exclusão e ênfase. Como considerações finais, é possível compreender que tal coincidência nas matérias teve o propósito de tranquilizar a população, especialmente a carioca, diante dos rumores, depois confirmados, da saída da construtora Delta do consórcio responsável pelas obras de reforma do Maracanã, dando garantias da conclusão das reformas (“modernização”) a tempo do estado do Rio de Janeiro receber a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo FIFA (2014), conforme previsto.