Outras Produções

Acesso aberto as outras produções publicadas pelos integrantes do LaboMídia em 2012.

CONSOLIDAÇÃO DA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA MÍDIA CONSOLIDAÇÃO DA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA MÍDIA

Adicionado em: 21/09/2012
Date modified: 21/09/2012
Downloads: 1927

O tema do estudo foi a contribuição da mídia ao processo de consolidação de uma nova imagem/identidade para a seleção brasileira de futebol, pois com a aproximação da Copa/2014 a palavra de ordem imposta após a derrota na Copa/2010 era “renovação”. Renovação esta que tinha como objetivo recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito, característica que identificava nossa seleção e que foram abandonadas nos últimos ciclos do futebol mundial.O objetivo foi analisar de que modo(s) a mídia brasileira vem contribuindo para consolidar esta nova identidade. O corpus da pesquisa se constitui por um mix de matérias veiculadas nos principais portais de noticias, que utilizam esta ferramenta na perspectiva da convergência digital das mídias. A coleta incluiu a Copa América/2011, o Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção em 2011. De um total de 425 matérias recolhidas, que faziam referência à seleção brasileira, chegou-se a um número de 294 matérias pertinentes ao tema do estudo, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo. Com este corpus tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas características na cobertura jornalística, como: a) “renovação” que ora era incentivada, ora substituída por jogadores “velhos”, b) reaproximação da torcida brasileira com a seleção sub20, c) comunicação direta dos atletas com a torcida via redes sociais, e d) as críticas à escolha de adversários e desempenho da seleção nos amistosos de 2011. Como considerações finais, podemos inferir que a ambigüidade do comportamento da mídia referente à renovação da imagem da seleção parece ser decorrente da falta de independência do jornalísmo em relação aos interesses comerciais. Isto é, quando o desempenho da seleção passou a ser criticado pela população, o que poderia representar perda de audiência com conseqüências junto aos patrocinadores e anunciantes, a mídia passou a exigir providências mais imediatistas à CBF.

Palavras-chave: Identidade Nacional; Seleção Brasileira; Mídia.

UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

Adicionado em: 29/11/2012
Date modified: 29/11/2012

BRÜGGEMANN, Ângelo Luiz. UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: estudo a partir da mídia. 2012. 58 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Departamento Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

Neste estudo tivemos como tema a consolidação da nova imagem/identidade da seleção brasileira pela mídia, pois com a aproximação da Copa/2014 que acontecerá em território tupiniquim e a exigência de boas apresentações junto aos torcedores, a palavra de ordem que estava imposta era “renovação”. Renovação esta que deveria acontecer a qualquer custo com o objetivo de recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito, característica advinda das primeiras apresentações do time canarinho em solo Europeu e que foram sendo esquecidas ou perdidas nos últimos ciclos do futebol mundial. Então, o objetivo foi analisar de que modo(s) a mídia brasileira, considerada a grande formadora de opinião da sociedade, vem contribuindo para construir/consolidar esta nova identidade. O corpus da pesquisa se constitui por um mix de matérias veiculadas nos portais de noticias das grandes empresas de comunicação, que utilizam esta ferramenta digital na perspectiva da convergência digital das mídias ao depositar todas as matérias de relevância do dia-a-dia dos diferentes veículos. A coleta dos dados incluiu os períodos da Copa América/2011, do Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção durante o ano de 2011. Após a etapa de pré-análises, chegou-se a um número de 294 matérias pertinentes ao tema, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Com este corpus tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas algumas características marcantes como a “renovação” que aconteceu em partes, a reaproximação com a torcida, a comunicação e o descontentamento da mídia com o selecionado.