Textos completos publicados em anais de eventos

Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia no ano de 2011.

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A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA/NA GLOBO: UM ESTUDO SOBRE O AGENDAMENTO DE 2014 NO JORNAL NACIONAL A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA/NA GLOBO: UM ESTUDO SOBRE O AGENDAMENTO DE 2014 NO JORNAL NACIONAL

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MEZZAROBA, Cristiano; MIRANDA, Lyana Thédiga de; LISBOA, Mariana Mendonça; BITENCOURT, Fernando G.; CAETANO, Angélica. A Copa do Mundo de Futebol da/na Globo: um estudo sobre o agendamento de 2014 no Jornal Nacional.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento cujo objetivo é o de investigar o agendamento midiático-esportivo realizado na Copa do Mundo de Futebol/2010 projetando a Copa de 2014 que será realizada no Brasil. Apoiados em bases teóricas sobre o conceito de agenda-setting e reflexões em torno do jornalismo e da publicidade, observou-se o Jornal Nacional da Rede Globo durante a Copa da África do Sul, além da observação do mesmo durante a realização dos amistosos preparatórios da seleção brasileira. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, através da análise de conteúdo e da análise crítica do discurso e demonstram que, em específico, o referido programa telejornalístico utiliza este fenômeno esportivo particular como “espelho da imagem do próprio país”, lançando, para isso, valores estéticos, apelos emocionais e táticas sensacionalistas, auxiliando empresas divulgadoras de produtos a fortalecer ou posicionar suas marcas ao valor que o esporte, e sobretudo o futebol se prestam.

Palavras-Chaves: Copa do Mundo; Agendamento midiático-esportivo; Publicidade.

CONHECIMENTO EM ESPORTE E LAZER: O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA REDE CEDES COMO BASE DOCUMENTAL PARA CONHECIMENTO EM ESPORTE E LAZER: O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA REDE CEDES COMO BASE DOCUMENTAL PARA

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FERRARI, Duarte Rodrigo; LAZZAROTTI Filho, Ari; JUCÁ, Kathia Regina L.; PIRES, Giovani De Lorenzi. Conhecimento em esporte e lazer: o Repositório Institucional da Rede CEDES como base documental para a gestão pública e a formação acadêmica. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

texto tem como propósito apresentar o Repositório Institucional da Rede CEDES (RIRC) como possível base documental para a gestão em políticas públicas e para a formação acadêmica em Educação Física, esporte e lazer. Ele é fruto de parceria entre o DCTEC/SNDEL/Ministério do Esporte e o LaboMidia/UFSC, responsável pela implantação e administração do projeto, com apoio técnico do SeTIC/UFSC. Tem por objetivo reunir, preservar, organizar e disponibilizar a produção científica resultante das pesquisas apoiadas pela Rede CEDES. Os princípios orientadores do projeto são a interoperabilidade técnica, que permite que o sistema “converse” com outros sistemas semelhantes, e a ação colaborativa dos coordenadores dos projetos, responsáveis pelo auto-arquivamento das suas produções. Resultados observados até aqui mostram que a mudança da cultura em documentação e veiculação do conhecimento pode ser considerado um dos pontos-chave para a consolidação e apropriação do projeto.

Palavras-chave: repositório institucional, rede CEDES, LaboMidia/UFSC, documentação e formação esportiva

DIAS DE ÍNDIO: VIVÊNCIAS E DISCUSSÕES SOBRE CULTURA GUARANI MBYÁ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA DIAS DE ÍNDIO: VIVÊNCIAS E DISCUSSÕES SOBRE CULTURA GUARANI MBYÁ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA

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FERMINO, Antonio Luis;  SEÁRA, Eliton Clayton Rufino; SILVEIRA, Diná Corbetta. Dias de índio: vivências e discussões sobre cultura Guarani Mbyá nas aulas de educação física em uma escola não indígena. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

O objetivo desta pesquisa buscou apresentar elementos para a construção de discussões e reflexões sobre o modo atual de vida dos povos indígenas e, aqui em especifico dos Índios Guarani Mbya. Este trabalho foi realizado no ano de 2009, entre os meses de abril e maio na condição de trabalho de conclusão de curso (TCC), da disciplina estágio supervisionados do sétimo período da graduação em Educação Física na UNIVALI -Universidade do Vale do Itajaí. No decorrer deste estágio, as oportunidades foram diversas, não apenas na construção de desenvolvimento de habilidades e competências, mas também na perspectiva de ampliação de possibilidades e vivências corporais, compreensão, participação a partir do tema abordado.

Palavras-chave: Guarani Mbyá – Educação física – Práticas corporais

 

ENTRE BOLAS, CONES E CONSOLES: DESAFIOS DOS JOGOS DIGITAIS NO CONTEXTO DA MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) ENTRE BOLAS, CONES E CONSOLES: DESAFIOS DOS JOGOS DIGITAIS NO CONTEXTO DA MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA)

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CRUZ Junior, Gilson. Entre bolas, cones e consoles: desafios dos jogos digitais no contexto da Mídia-Educação (Física). CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Permeado pelos princípios da mídia-educação, este trabalho discute sobre a temática dos jogos digitais,com o objetivo de identificar alguns dos pontos de tensão, presentes em sua articulação com a Educação Física. Para isso, recorre ao diálogo com a produção intelectual do campo, na tentativa de dar visibilidade a algumas demandas pedagógicas produzidas pelo fenômeno. Como resultado, infere que os fatores, responsáveis pela não utilização de jogos digitais como instrumentos didáticos, são semelhantes àqueles que impedem a inserção de outras tecnologias, nos contextos de ensino-aprendizagem. Contudo, também observa que a abordagem genérica do objeto, indiferente às especificidades da linguagem dos videogames, contribui para a cristalização de formas de compreensão limitadas, que obstam tanto a decodificação plena das mensagens veiculadas por este meio, quanto o reconhecimento de seu potencial expressivo.

Palavras-chave: Jogos Digitais; Mídia-educação; Educação Física.

ENTRE O DIREITO AO ESPORTE E O ESPORTE SOCIAL: REFLEXÕES ACERCA DA ASCENSÃO DOS “PROJETOS ESPORTIVOS ENTRE O DIREITO AO ESPORTE E O ESPORTE SOCIAL: REFLEXÕES ACERCA DA ASCENSÃO DOS “PROJETOS ESPORTIVOS

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SILVEIRA, Juliano. Entre o direito ao esporte e o esporte social: reflexões acerca da ascensão dos “projetos esportivos sociais” na contemporaneidade.CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17, CONICE, 4, 2011, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/XVII_CONBRACE/2011>. Acesso em: 27 set. 2011.

Este artigo tem como objetivo discutir o direito ao esporte na sociedade contemporânea, tomando como base as imbricações entre este e a ascensão dos chamados projetos esportivos sociais realizados por Empresas privadas ou instituições do Terceiro Setor. A análise aponta para um panorama no qual, em virtude da adoção de características neoliberais, o Estado deixa de oferecer o esporte à população como um direito de todos, de maneira universal. E, assim sendo, abre espaço para que outras instituições utilizem o esporte em programas restritos a determinadas comunidades e com fins de caráter utilitário, voltados para a solução de problemas sociais que tendem a extrapolar os limites de intervenção social do esporte. Primeiramente são apresentadas algumas considerações sobre o esporte como direito social. Em seguida são abordadas a perspectiva da responsabilidade social das empresas e as intervenções do Terceiro setor. Num terceiro momento é discutida a perspectiva do esporte social e, ao final, é realizada a síntese das discussões.

Palavras-chave: Esporte, Direitos sociais, Projetos esportivos sociais.