Acesso aberto aos textos publicados pelos integrantes do LaboMídia em 2005.

A violência na programação infantil da TV e as brincadeiras das crianças A violência na programação infantil da TV e as brincadeiras das crianças

MUNARIM, Iracema. A violência na programação infantil da TV e as brincadeiras das crianças. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 14, Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 4 a 9/ set/2005.

A TV tornou-se hegemônica como meio de comunicação mais utilizado nos lares do mundo inteiro, sendo assistida principalmente por crianças. Esta pesquisa possui como objetivo principal verificar se podem ser estabelecidas relações entre as brincadeiras das crianças no contexto da escola e a violência presente na programação da TV voltada ao público infantil. Na busca de tal intento, procuro identificar a opinião das crianças sobre determinados programas infantis quanto ao aspecto violência. Ainda tento entender, através das opiniões delas, por que determinados personagens são imitados em suas brincadeiras, tanto nas atitudes como nos movimentos corporais.

Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem

ANTUNES, Scheila E. Comunicação lúdica: a rua enquanto meio e mensagem. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 14, Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 4 a 9/set/2005.

O texto apresenta algumas reflexões desenvolvidas durante o Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano, na subárea: Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. No estudo monográfico, buscou-se refletir a Rua enquanto meio e mensagem lúdica, com base na articulação fenomenológica entre as questões estudadas: corporeidade, ludicidade, comunicação humana, educação física e lazer.

Corpo, saúde e estética no discurso de revistas semanais brasileiras Corpo, saúde e estética no discurso de revistas semanais brasileiras

MOL, Mellyssa da Costa; PIRES, Giovani De Lorenzi. Corpo, saúde e estética no discurso de revistas semanais brasileiras. Semana da Educação Física/UFSC, 6, Jornada Pré-CONBRACE/SC, 2. Anais eletrênicos... Florianópolis/SC: 24 a 27/ago/2005.

Em julho/2004, Veja, Isto É e Época saíram com matérias de capa relacionadas à saúde e estética corporal. Nosso objetivo foi investigar como isso foi tematizado no discurso midiático. Para interpretação foram utilizadas análise de conteúdo e semiótica. Observou-se que: a) predominam um discurso médico-científico e um subdiscurso, jornalístico, pouco rigoroso; b) as narrativas expressam ambigüidade entre saúde e estética; c) há um apelo ao erotismo: corpos femininos seminus revelam novos contornos corporais.

MOL, Mellyssa da Costa; PIRES, Giovani De Lorenzi. Corpo, saúde e estética no discurso de revistas semanais brasileiras. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 14,Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 4 a 9/set/2005.

Em julho/2004, Veja, Isto É e Época saíram com matérias de capa relacionadas à saúde e estética corporal. Nosso objetivo foi investigar como isso foi tematizado no discurso midiático. Para interpretação foram utilizadas análise de conteúdo e semiótica. Observouse que: a) predominam um discurso médico-científico e um subdiscurso, jornalístico, pouco rigoroso; b) as narrativas expressam ambigüidade entre saúde e estética; c) há um apelo ao erotismo: corpos femininos seminus revelam novos contornos corporais. O discurso midiático sobre saúde e estética perpassa a Educação Física, nas academias e na escola, onde este componente curricular é percebido como uma sucursal das academias.

Cultura de movimento e fotografia na Educação Física Escolar. Cultura de movimento e fotografia na Educação Física Escolar.

OLIVEIRA, Márcio Romeu R. Cultura de movimento e fotografia na Educação Física Escolar. Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 14, Anais eletrônicos... Porto Alegre/RS, 4 a 9/set/2005.

Este ensaio tem como objetivo discutir algumas possibilidades da imagem no campo escolar, em específico, a fotografia na Educação Física escolar. Nossa intenção recai sobre as possibilidades metodológicas e didáticas que a fotografia nos permite, tanto no campo escolar e científico. Dessa forma, se faz necessário entendermos os aspectos que fundamentam a fotografia em nossa sociedade, como sua história e seus dilemas, no que tange a representação do real e/ou sua desconstrução.