Outras produções

Acesso aberto às outras produções publicadas pelos integrantes do LaboMídia em 2005.

Educação Física & novas linguagens comunicacionais Educação Física & novas linguagens comunicacionais

MENDES, Diego. Educação Física & novas linguagens comunicacionais: sentidos e significados da produção de recursos audiovisuais na formação de professores da Área. Monografia (Graduação em Educação Física). Florianópolis: Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

Tendo em vista a grande participação da mídia no cotidiano e na formação das novas gerações, cada vez mais a Educação se volta para a formação de professores capacitados para lidarem com esta realidade. Este é um desafio também imposto à Educação Física, uma vez que os elementos da cultura de movimento encontram-se amplamente contemplados nos veículos de comunicação de massa, especialmente os esportes. Nesse contexto, o curso o CDS/UFSC criou, em 2003, um laboratório de Mídia – LaboMídia – como espaço para a produção de conhecimentos sobre a inter-relação Educação Física e Mídia.

Feliz na Contemporaneidade Feliz na Contemporaneidade

MOL, Mellyssa da Costa. Feliz na Contemporaneidade: dos cuidados com a saúde aos cánones da estética. E vice-versa? Analisando o discurso midiático de VEJA. Monografia (Graduação em Educação Física). Florianópolis: Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2005

A valorização da saúde e da estética não é novidade na história da humanidade. O que há de novo é a proporção que tal fenômeno assumiu na vida contemporânea já que é cada vez maior o interesse de grande parte da população pela prática de exercícios, dietas e cuidados corporais a fim de cultivar uma boa forma física e retardar o processo de envelhecimento. Não são poucas as estratégias divulgadas pela mídia nesse sentido.