Outras produções

Acesso aberto às outras produções publicadas pelos integrantes do LaboMídia em 2003/2004.

Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia

MEZZAROBA, Cristiano. Estratégias discursivas no agendamento do esporte na mídia: o voleibol masculino do Brasil em Atenas 2004. Monografia (Graduação em Educação Física) Florianópolis: Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

Este Trabalho de Conclusão de Curso, caracterizado como uma pesquisa exploratória e documental, propôs-se a compreender o discurso midiático através das estratégias discursivas que realizaram o agendamento da seleção masculina de vôlei do Brasil para os Jogos Olímpicos (JO) de Atenas 2004, ou seja, como se “geraram” expectativas da medalha de ouro pela mídia impressa. Tratou-se o vôlei (origem e trajetória, em âmbito mundial, mas principalmente com relação ao Brasil, enfatizando sua ascensão e transformação em espetáculo esportivo) e a mídia esportiva (estudos sobre os meios de comunicação de massa, a agenda/agendamento e também o jornalismo esportivo).

Estudo das possíveis relações entre comportamentos agressivos/violentos de escolares Estudo das possíveis relações entre comportamentos agressivos/violentos de escolares

Adicionado em: 08/05/2012
Date modified: 08/05/2012

GIASSI, Rita de Cássia. Estudo das possíveis relações entre comportamentos agressivos/violentos de escolares e a programação da televisão. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Florianópolis: NEPEF/Centro de Desporots/UFSC 2004.

Na sociedade em que se vive alguns comportamentos se fazem necessários para se conseguir o que se deseja. Os programas da TV muitas vezes apresentam modelos de comportamentos frente a determinadas situações. Penteado (1991), se referindo a TV comenta que “sua produção encontra-se a serviço do sistema social em que se localiza (...) baseia-se na doutrina social, ou na ideologia do sistema.’ (p. 34). Para ela, a TV “(...) veicula, ao longo de todo o tempo de transmissão, valores e princípios da ética capitalista, como o individualismo, a competição, o materialismo.” (Penteado, 1991, p. 34).

Lazer e Mídia em Culturas Juvenis Lazer e Mídia em Culturas Juvenis

HACK, Cássia; PIRES, Giovani De Lorenzi. Lazer e Mídia em Culturas Juvenis: uma abordagem da vida cotidiana. In: Portal da Educação Física, Esporte e Saúde (on line). http://www.pefes.rg3.net/

O texto relata pesquisa sobre as relações entre lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teórico-metodológica. A abordagem do campo se deu através de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo e revelam o entrecruzamento das teorias geracionais e classistas na composição das culturas juvenis. O lazer foi referido como uma característica do ser-jovem (geracional) e, ao mesmo tempo, influenciado por aspectos sociais (classista), como classe, gênero, etnia. A mídia ocupa lugar relevante como possibilidade de fruição do tempo livre. Por fim, evidencia-se a importância da educação para a mídia e da educação para o lazer como tarefas pedagógicas da Educação Física, especialmente em contextos juvenis.

Relatório das Atividades do Observatório da Mídia Esportiva - 2003 Relatório das Atividades do Observatório da Mídia Esportiva - 2003

Adicionado em: 09/11/2012
Date modified: 09/11/2012

Integrado num projeto acadêmico mais amplo, que é o de inserir na formação inicial e continuada do professor de Educação Física a atenção e o desenvolvimento de competências para o trato com a cultura audiovisual e midiática, surgiu em 2003 a decisão de constituir um Grupo de Estudos, vinculado ao NEPEF/CDS/UFSC, que centralizasse os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino de graduação e pós-graduação sobre a temática Educação Física e Mídia. O nome escolhido, Observatório da Mídia Esportiva, é uma referência-reconhecimento-homenagem ao trabalho desenvolvido pelo jornalista Alberto Dines (Observatório da Imprensa).

Televisão, Representações Sociais e Cultura de Movimento Televisão, Representações Sociais e Cultura de Movimento

LISBÔA, Mariana Mendonça. Televisão, Representações Sociais e Cultura de Movimento: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Florianópolis: Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

Este trabalho caracterizado como uma pesquisa bibliográfica de cunho fundamentador, teve como objetivo refletir sobre as relações que envolvem a formação/ produção de representações sociais sobre a cultura de movimento/ Educação Física em função da centralidade da mídia televisiva na organização do cotidiano infantil e o modo como as experiências das crianças vêem se transformando dentro deste contexto.