Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física

Documentos

Ordenar por : Nome | Data | Acessos | [ Ascendente ]

05 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR 05 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 244.37 kB
Downloads: 776

POFFO, Bianca Natália; PIRES, Giovani De Lorenzi. A formação do professor-pesquisador no curso de Educação Física da UFSC: estudo sobre documentos curriculares e produção acadêmica. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 31-42, 2016.

RESUMO

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Formação de professores e periódicos online: estudo com acadêmicos de Educação Física da UFSC” e se refere à análise documental do estudo. A pesquisa original objetivou compreender a importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Educação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online.

02 - Ficha Catalográfica e Sumário 02 - Ficha Catalográfica e Sumário

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 956.95 kB
Downloads: 677

04 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS, MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E MÍDIA 04 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS, MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E MÍDIA

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 831.34 kB
Downloads: 667

SANTOS, Silvan Menezes dos; PIRES, Giovani De Lorenzi. Megaeventos Esportivos, Manifestações Sociais e Mídia: um estudo no facebook com professores em formação inicial. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 15-30, 2016. 

RESUMO

Os megaeventos esportivos tornaram-se realidade concreta para o povo brasileiro e chegaram carregados de um discurso promissor de legado social, cultural, de infraestrutura urbana e, principalmente, esportivo. São promessas de que o país desfrutará de uma rica herança deixada pelas instituições burocráticas do esporte (COI, FIFA, COB e CBF) organizadoras e promotoras dos eventos juntamente com os três níveis de governo: federal, estadual e municipal, este último das cidades que irão sediar jogos da Copa do Mundo de futebol. Um discurso permeado por interesses políticos e econômicos pois envolve cifras exorbitantes de recursos públicos e de patrocinadores oficiais, o que acaba englobando também interesses diretos da indústria midiática por ser detentora dos direitos de transmissão das competições e um importante espaço de divulgação publicitária das marcas comerciais envolvidas no negócio.

15 - QUANDO O ESPORTE-DA-MÍDIA VENDE SONHOS E DESEJOS 15 - QUANDO O ESPORTE-DA-MÍDIA VENDE SONHOS E DESEJOS

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 194.76 kB
Downloads: 619

LISBÔA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani De Lorenzi. Quando o Esporte-da-Mídia vende sonhos e desejos: publicidade e infância na Copa do Mundo da fifa /2014. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 173-186, 2016.

RESUMO

Há algum tempo, vem sendo de nosso interesse o estudo das relações imbricadas entre a cultura midiática e a Educação Física (LISBOA, 2003; 2004; 2007; LISBOA; PIRES, 2012), especialmente, a partir do entendimento do esporte tele-espetáculo (BETTI, 1998) e do esporte-da-mídia (BETTI, 2001; PIRES, 2002), no contexto das crianças escolares. Em nossa pesquisa de mestrado, intitulada Representações do Esporte-da-Mídia na Cultura Lúdica das Crianças (LISBÔA, 2007), destacamos que o esporte retratado nos meios de comunicação não representa a totalidade de expressão deste fenômeno cultural, com alguns prejuízos para o esporte educacional e de participação, em virtude de sua exploração espetacular e mercadológica subserviente aos interesses da mídia, que molda uma visão do esporte adequada aos seus propósitos e que, extrapolando os eventos esportivos, penetra nos mais variados programas, incluindo as publicidades. Neste contexto, as representações do esporte-da-mídia em que se privilegia a competitividade, o individualismo, a obediência às regras e a mercadorização, envoltos em um discurso “positivo-funcional” do fenômeno esportivo, compartilham espaço na cultura lúdica das crianças com sentidos/significados de resistência e contradição, fruto de suas ressignificações e interpretações infantis que ocorrem na ação concreta das crianças a partir das múltiplas mediações.

03 - Prefácio e Apresentação 03 - Prefácio e Apresentação

hot!
Adicionado em: 25/08/2016
Date modified: 25/08/2016
Tamanho: 185.12 kB
Downloads: 575

PREFÁCIO

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Prefácio. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 7-9, 2016.

--------------------------------

APRESENTAÇÃO

BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Apresentação. In: BRUGGEMANN, Angelo Luiz; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e Formação em Mídia-Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, p. 11-14, 2016.