O LaboMídia apoia o movimento mundial a favor do acesso aberto à informação e conhecimento científico, dessa forma, todas às publicações acadêmicas dos integrantes do LaboMídia estão organizadas e disponibilizadas nesse espaço. Além dos livros, teses, dissertações e publicações acadêmicas, o LaboMídia também administra a Revista Motrivivência, o blog do Prof. Silvino Santin e o Repositório Institucional Rede CEDES. Nesse sentido, apoiamos a "Carta de São Paulo" como declaração de apoio ao acesso aberto à literatura científica, que diz o seguinte:

"Nós, professores, pesquisadores, bibliotecários, alunos, cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil, vimos através desse documento manifestar nosso apoio ao acesso aberto à literatura científica.

Os indivíduos e organizações que firmam esse documento reconhecem os importantes papéis desempenhados por autores, editores, publishers, bibliotecas e instituições no registro e na disseminação da pesquisa. Reconhecem particularmente a defesa dos direitos autorais de atribuição e integridade da obra.

Por acesso aberto, entendemos a disposição livre, gratuita e sem barreiras ou restrições financeiras e técnicas, de literatura científica através da Internet ou na forma impressa, permitindo que a mesma possa ser lida, impressa, copiada e distribuída sem fins comerciais. Entendemos que o único limite para a reprodução e distribuição deve ser o direito do autor sobre a integridade e crédito de sua obra, assim como a citação adequada.

Por literatura de acesso aberto, entendemos artigos e ensaios publicados em revistas, livros e manuscritos inéditos que possam legalmente ser difundidos na rede ou na forma impressa que os autores desejem disponibilizar em busca de comentários ou para chamar a atenção de resultados obtidos em sua pesquisa."

O documento completo está disponível em: http://www.acessoaberto.org/